Blog
News
TRABALHADORES DEBATEM SOBRE O COMBATE AO ASSÉDIO NO LOCAL DE TRABALHO
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Carazinho e região, Paulo Costa, juntamente com o vice presidente da entidade, Valdair Nunes Pereira, participaram na última quarta-feira (21) do programa MAIS CIPAA MAIS SAÚDE, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Erechim.
O seminário contou com a presença de Fernanda Vieira Bueno, coordenadora do núcleo de combate ao assédio da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RS, tendo como debate o Assédio no Local de Trabalho, prática que mais causa prejuízos à saúde do trabalhador. Deve-se garantir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso aos trabalhadores. Desenvolver políticas internas nas empresas sobre o tratamento dado ao assédio moral e publicizá a seus empregados. Uma abordagem abrangente e com medidas preventivas, educacionais e corretivas, são algumas das estratégias a serem adotadas para tal finalidade.
O evento contou com a participação de representantes dos trabalhadores, sindicalistas, empresas e do Ministério do Trabalho e Emprego.
COMO LIDAR COM O ASSÉDIO MORAL?
Fora as medidas preventivas citadas, os trabalhadores podem contar com os canais de denúncia, com o Sindicato, com o Ministério do Trabalho e Emprego e a própria empresa, relatando todos os casos de assédio, sem receio de exposição, pois estes orgãos trabalharam de forma anonimata para garantir a segurança do trabalhador ou trabalhadora.
A fiscalização contra o assédio no local de trabalho pode ser feito por todos os colaboradores e desta forma colaborar com um ambiente de trabalho seguro e tranquilo.
Data: 23/08/2024